sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

'21' e Muito Mais: História de Adele e a Capa de Dezembro | Billboard.com



Leia abaixo uma Retrospectiva da Carreira de ADELE feita pela Billboard:

'21' And Up: Adele's Billboard Cover Story

Recém-clareada a "bouffant" loira um pouco curvilínea, Adele Laurie Blue Adkins fechou suas mãos na altura de sua cintura e fala: "Eu vim para casa da turnê do meu primeiro álbum, e me pego com alguns amigos, tentando ser chique e outras coisas", ela conta a uma platéia extasiada. 


"Um bom almoço, alguns cocktails, fingindo que estavam em 'Sex and the City'." Ela faz uma pausa e inclina a cabeça. "Eu sou uma Miranda", o show é inteligente, pragmático, mas com características sexualmente liberais "não sei sobre você, as meninas ... e meninos!" Ela pisca, estala a língua e depois reflexivamente gargalha, gagueja ao falar da vida amorosa, inflando o diafragma. 


Ela joga o cabelo para trás, as palmas das mãos nos quadris e explica por que a música que ela está prestes a cantar - "Rumor Has It", de seu álbum multiplatinado , "21" - foi escrita em  língua "fackawff " aos amigos com a idéia errada sobre sua vida amorosa. 


Então, Adele lança a música, uma Motown invocando um número de blues que tem um pé arranhado na parte de trás de sua corda vocal. 


Adele Live at Royal Albert Hall
 A descrição acima é retirada de um clipe do DVD "Adele Live at Royal Albert Hall" (lançado em 29 de novembro), um documento doa cantora com 23 anos em um dos locais mais clássicos do mundo. 


A descrição acima reflete uma visão microscópica que nos faz pensar: "Por que Adele tem capturado a imaginação do mundo?"


 Este ano, a música pop estava dominado pela arte pop. Superstars como Beyoncé, Rihanna e Lady Gaga que a cada álbum lançado incorporava suas extravagâncias e usava roupas para combinar. 


Katy Perry embarcou em uma interminável "Candy Land", com temas doces em uma turnê mundial, e Nicki "Barbie" Minaj mostrou-se com várias personas e perucas. 


Pitbull e Jennifer Lopez provou ser uma fórmula "techno glitzy" que poderia trabalhar em todos os mercados, e até mesmo a veterana diva Gloria Estefan chegou para as estrelas, contando com a Neptunes para produzir seu primeiro álbum em quatro anos.


Lady Gaga e sua saga extravagante
 Taylor Swift, a princesa das letras de diarista, seguiu cada vez mais em direção a Hollywood, enquanto seus colegas Lady Antebellum revestiram seu novo álbum no brilho puro de Nashville. 


Lil Wayne saiu da prisão com um álbum novo, que foi falado apenas um pouco menos do que sua escandalosa estampa de leopardo nas calças. 


O mundo parecia revestido em trajes multicoloridos e vídeos conceituais. Em muitos aspectos, lembrava um clássica sessão de fotos de David LaChappelle  com arco-íris e um pouco fantástica. 


Mas então apareceu Adele, que representou algo com austeridade. Ela é crua em todos os sentidos, seja interagindo com os fãs do palco ou na emoção canalizada através de seu alto e inesquecível tom de voz. 


Bette Midler
Ela é uma BFF (melhor amiga pra sempre) por excelência; calorosa, íntima e agradável, realmente expressa o significado do entretenimento.


 Ela idolatra Bette Midler, que a princípio pode parecer um modelo curioso para uma mulher de sua idade.  Mas ambas tem carreiras maiores que a vida, consumadas artistas, tocando as suas músicas e obtendo vantagem no negócio da música. 


Rob Stringer Presidente / CEO da Columbia Records
Adele é o tipo de artista que carrega uma carreira ao longo das décadas. "Adele sabe quão boa ela é. Você não pode subestimar isso. Artistas, que tendem a trabalhar a longo prazo, a maioria deles tendem a ter uma idéia clara de quem são", diz Rob Stringer, presidente / CEO da Columbia Records , sua gravadora dos EUA.


 "Adele pode espécie de faz tudo. Ela nunca é arrogante ... mas ela não tem medo de pisar, nunca." Ainda assim, como é que uma hiper-real, refrescante cantora, britânica consegue cativar - e subverter - um público pop notoriamente difícil como o americano? Tudo isso em seu segundo álbum, e não menos, dois anos depois de sua estréia?


Este ano, "21" se tornou o No. 1 em vendas nos Estados Unidos (4,8 milhões de unidades vendidas, segundo a Nielsen SoundScan) e no mundo (13 milhões de cópias em todo o mundo, segundo a gravadora) em apenas 11 meses. 


"21" é um testemunho de apelo mais amplo, que mistura soul e influências anteriores de gospel com a música tradicional do país, um estilo que ela pegou ao ouvir nos Estados com um motorista de ônibus de sua turnê a partir de Nashville. 


Rick Rubin - Produtor de "21"
"Ela disse que queria fazer um álbum orgânico, que era de um som, e não uma colcha de retalhos de diferentes faixas de som reunida", diz Rick Rubin, que gravou e produziu a maior parte dos sucessos de "21".


 "Sua composição e voz unifica o álbum." Claramente o segredo do sucesso "21" : Virtualmente qualquer um pode se relacionar a história do álbum de um angustiante coração partido.


 Adele é uma garota real, até nos vestidos vintage e no tamanho do corpo, e o estrelato não isenta ela de problemas terrenos. "Eu não tenho sido auto-consciente e nunca fui", Adele escreve em um e-mail. 


(Ela está se recuperando de uma cirurgia na garganta, que removeu um pólipo benigno de suas cordas vocais e foi instruída por seus médicos a não falar.) 


"O pensamento de mudar a si mesmo ou tonificar-se para ser magra ou para forte, para agradar a alguém parece ridículo pra mim ". Sua confiança se traduz para o público. 
Richard Russell da XL Recordings


"Ela tem uma habilidade natural para comunicar as coisas de uma maneira honesta", diz Richard Russell, diretor da londrina XL Recordings, onde ela assinou em 2006, após a gravadora descobri-la no Myspace.


 "Em um mundo onde as coisas ficaram tão incrivelmente complicadas e exageradas, e super empacotadas e intelectualizadas, o que você ganha com ela é sua personalidade e sua música." 


 Ainda assim, havia também uma quantidade notável de estratégia envolvida no estouro tão grande de Adele ,  um plano de batalha que, em última análise dependia de um tempo de espera anormalmente longo, praticamente inédito para um artista de uma gravadora grande da estatura de Adele.


 Rewind em junho de 2010. Depois de levar um ano inteiro a arrumar os os detalhes finais de uma compilação incapacitante em "21", gravado em Malibu, Califórnia, com Rubin e em Londres, com Paul Epworth, Adele estava pronta para jogá-lo para as gravadoras 


O álbum foi inicialmente programado para ser lançado em novembro de 2010, mas depois de ouvi-la, Columbia presidente / COO Steve Barnett tomou a decisão a chave para a sua liberação para o início do ano, dando a ela um total de seis meses para definir uma estratégia . 


 Tendo a música "Rolling In Th Deep" tida como um golpe de grande impacto,  a equipe da Columbia usou-a em sua vantagem, tendo o álbum (e às vezes Adele) formatado para um sucesso fora do país, com grandes  parceiros potenciais para visualização.


 "Não esperávamos vender este tantas cópias, mas todo mundo sabia que era brilhante", diz Stringer. "Até o momento nós pensavamos que ele iria vender 2 milhões, talvez um milhão? Vendas, não foi o que mais conversamos. Mas todo mundo achava que era grande, por isso fomos para a estrada e lançamos em cinco lojas em três dias." 


 A música era inegável, e quando Adele estava apresentando-se a contratantes ou estações de TV - ela encantou todos os funcionários.  "Ela estava, literalmente, sentada no meio de uma sala de conferências com o pessoal da VH1, derramando chá e perguntando-lhes o que eles pensavam", a diretora de promoção da Columbia vídeo Grace Lee diz. 


Capa do álbum "Adele 19"
 Logo no início, a equipe Columbia se preocupou com a receptividade dos seus fãs leais do primeiro álbum de Adele, "19" - particularmente os americanos que tinham vindo a bordo após a repercussão dada pelo recebimento de seus dois Grammy Awards  em 2009 (de melhor artista revelação e melhor performance vocal pop feminina) ou que a tinha visto em shows de TV de alto perfil, como "Saturday Night Live" 2008 (quando ela dividiu o palco com o então vice-candidato presidencial Sarah Palin). 


O departamento de marketing da Columbia  começou o licenciamento já em outubro, e até dezembro ela havia fechado em um negócio de luxo com iTunes. 


A equipe também conseguiu um lançamento exclusivo com a Target, com faixas bônus, que incluiu um cover de Lady Antebellum de "Need You Now", realizada com Darius Rucker e extraído do CMT show "Artista do Ano". 


 Assim, em janeiro, quando o sucesso de rádio "Rolling in the Deep" aconteceu os mecanismos de varejo foram já estavam no local, e a pista foi ganhando força na "Triple A" .Nas três semanas que antecederam o lançamento, a equipe da Columbia marketing digital, liderada por VP Kathy Baker, lançou a campanha viral "21 Dias de Adele", que em última análise, recebeu mais de 150 milhões de impressões; a ferocidade de seus fãs on-line talvez até surpreendeu a gravadora.


 Erika Alfredson - Gerente de Marketing da Columbia Records

 A Touchstone Pictures tinha integrado o grupo em um cenário-chave , no filme  teen, "I Am Number Four", a música "Rolling in the Deep" foi usada nos trailers. Enquanto isso, o Clear Channel colocou a música no top 40 em Orlando, na Flórida, o canal colocou "Rolling in the Deep" imediatamente ao ouvi-la, preparando o terreno para eventual aceitação de Adele por parte das rádios pop locais. "Ela assumiu uma dinâmica própria," a gerente de marketing da Columbia Erika Alfredson diz.


Erika continua "Todo o trabalho duro que fizemos ao longo dos últimos seis meses valeu a pena. Uma vez que o álbum saiu, a bola começou a rolar, e foi rolando desde então." Pelo tempo "21" foi lançado, "Rolling in the Deep" estava tocando em oito formatos de rádio diferentes: Adult Top 40, o triplo A, adulto contemporâneo, top 40, R & B / hip-hop, adulto R & B, alternativo e rítmica, no valor para 3.000 milhões em audiência cumulativa


 É um marcador de milhas agradável: 4 bilhões a mais para aproveitar, e tecnicamente, todos em todo o mundo terão ouvido "Rolling in the Deep". Não é à toa que o ainda sem nome o ex-namorado que inspirou 21 começou a rodear royalties. 


Em maio, Adele disse ao Sun: "Ele realmente achava que ele tinha tido alguma contribuição para o processo criativo por ser um idiota mas vou ou dar-lhe esse crédito:. Ele me fez adulta e me colocou na estrada que  estou viajando. " 


 '21' em números: ADELE COLOCA A BILLBOARD ABAIXO COM O LANÇAMENTO DO SEGUNDO ÁLBUM


Alguém poderia pensar que ela estaria satisfeita em ser o objecto de tal hino onipresente emocional como o único "Someone Like You" do "21 .


Adele "Someone Like You" Video




Coldplay - Saturday Night Live
No início de novembro, "Saturday Night Live" encenou uma esquete em que uma equipe do escritório inteiro - e Coldplay convidado musical - tocou a balada de piano agonizante rompimento de um cubículo e, simultaneamente, chorou lágrimas de empatia. 


Claramente, a música é onipresente, e tem se infiltrado na cultura pop americana tão bem que ela já está madura ao ponto de se tornar paródia. Mas a esquete também falou de sua ressonância, brincando com a idéia de que uma pessoa mesmo em arranha-céu ao limpar suas janelas  deve parar mini-rodo a fim de sentir a emoção total da canção emocionante. 


 "Seu poder ou a capacidade de transformar algo em uma mensagem que outras pessoas possam entender é muito importante", diz Epworth, que produziu e co-escreveu três músicas de "21", incluindo "Rolling in the Deep".


 "Ela escreve muito perto de uma coluna cervical com um só tema, e às vezes apenas diz de uma forma que não tenha sido dito antes." 


Adele e Amy Winehouse compartilham da mesma essência
 Este ano também resultou em uma perda devastadora para a música: A morte de Amy Winehouse em julho, com a idade de 27. Ela foi, naturalmente, uma pioneira de uma embreagem em branco, que depois viera a comportar cantoras de soul britânicas que vieram depois dela, incluindo Adele (que também trabalhou com Mark Ronson, o produtor que ajudou a moldar seu Winehouse Back to Black Album). 


Mas o mais importante, Winehouse compartilhava o mesmo impulso emocional, a "coluna cervical". É algo que Adele reconhece - ela dedica uma música para Amy Winehouse no "Live at Royal Albert Hall" e dia que a aprecia. 


 "[Amy] mesma se criou. Isso é o que me inspirou. Não vejo nenhuma  vantagem em ter um plano muito específico para um artista. Quem se importa se as pessoas, porra, não entendem ou não gostam? Eu prefiro confiar em mim mesma, gostar do que eu fiz e cumprir com minhas armas do que fazer música eu não gosto, vestir roupas que não me serve e dançar entre gêneros porque eu estou com medo. Eu não serei relevante se eu passar a minha a "vender por obrigação", diz Adele.


 "Amy está tatuada em mim. Ela fez música porque ela era bom para ela e queria. E ela era uma artista de enorme potencial que sempre foi uma grande fã. É por isso que me gravitaram em direção a ela e ouviram quando ela cantou e falou ... Ou rosnou". 


 Para o resto do ano, Adele vai se abster de cantar para obter a cura de sua cirurgia. Mas, além de algumas datas ao vivo o que ela perdeu, foi o encerramento do plano, pelo menos até o Grammy Awards, em fevereiro, onde ela é claramente uma das favoritas.




 "A cirurgia não poderia ter ido melhor", diz Adele, "mas porque eu estava cantando com cordas vocais danificadas por três ou quatro meses e por causa da cirurgia e por causa do silêncio após a cirurgia eu tenho agora que construir-me de volta para melhorar vocalmente. Vai ser muito mais fácil para mim cantar mentalmente agora, e eu não vou estar mais preocupada com a minha voz no palco. Então eu tenho que me acostumar com isso. Isso vai levar mais algum tempo, de janeiro a fevereiro, para eu estar cantando corretamente. " 




 Ela pode ter uma gravadora grande para apoiá-la , mas sua vida e carreira se apoxima à vida de uma artista indie-deliberada, bem-apessoada e sem pretensão, e ela está consciente de que nunca haverá uma over exploração se si mesma, de acordo com a gerente de longa data Dickins Jonathan.


 "Estratégicamente ela desempenha um papel, mas no final do dia, se trata de Adele", diz ele. 


"As pessoas se relacionam com aquela voz e aquelas letras. Isso é 95% do porquê as pessoas se conectam com esse álbum". E porque as pessoas percebem que não é um ardil - "21" é o álbum do ano, pois reflete o que Adele é. 


Ao invés de ir para um lugar repleto de celebridades para se esfregar aos ombros das pessoas - "que me conhecem, mas que eu não sei se estou na Z-lista, quando isso se trata de uma merda." - A cantora prefere um estilo de vida mais discreto .


 "Uma das coisas que me diferencia de outros artistas que tiveram o mesmo tipo de sucesso é que minha vida não se resume a um espetáculo. E você não pode escapar que, o que torna o seu perfil mais alto é decidir se você quer ser ou não parte de um espetáculo. Eu me sinto muito afortunada pois que isso não é realmente parte da minha vida." 


 O último e terceiro single de "21", "Set Fire to the Rain", é No. 37 na Billboard Hot 100. "Someone Like You", em sua 22 ª semana no Hot 100, é No. 6. E "Rolling in the Deep", agora em sua semana de 48, é a número 36.






 "Quando nós assinamos com esta artista, nós dissemos que esta seria uma das contratações mais importantes já feitas pela Columbia nos Estados Unidos", diz Stringer. 
Adele em Nova York ( Dezembro/2011)



"Isso é o que dissemos. Nós já havíamos assinado com artistas muito ruins, e com artistas realmente bons. Mas nós sabíamos que havia algo incomum. E a verdade é que ela tomou decisões mais certeiras do que a maioria dos artistas que eu conheço."


Adele diz que agora ela não está trabalhando em novas músicas, e ela não pode lançar outro álbum por algum tempo. Por enquanto, ela está aproveitando seu tempo livre. "Eu só vou colocar alguns planos de concreto, compor em casa e apenas ser eu mesma um pouco mais", diz ela. "Eu vou desaparecer e voltar com um registro quando ele for bom o suficiente. Não haverá nova música até que é eu esteja boa o bastante e até que esteja pronta."











FONTE: http://www.billboard.biz/bbbiz/record-labels/21-and-up-adele-s-billboard-cover-story-1005644752.story

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3 comentários:

  1. ADELE é encantadora, além de a melhor cantora do mundo nesse momento. Ela é um espetáculo, tem carisma.

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  2. Tudo que li aqui, além de muito bem escrito(parabéns) é a mais fidedigna verdade. Adele é um marco, quem tem feeling histórico-antropológico "sente"(ou sabe?) que ela veio pra ficar. Graças aos céus! É o prenúncio da confluência aquariana, talvez a "diferença", o fim das drag-queens do trash-pop, e suas operettas histriônicas, féericas performances dubladas em play-back; marcadas pelo fetichismo bissexual e voyeurismo narcisista, de uma legião de "ginecóides"(feminino de andróides). Talvez Adele preconize a substituição do fascismo ditatorial estético-midiático, e a libertaçao das legiões dessas escravas-mirins da Vogue, phakes de suas fashion-priestess anoréxicas e alucinadas. Deus, só pode ter sido Ele, mandou-nos uma mulher não-clonada, uma mulher de carne-e-osso! E teve piedade dos nossos ouvidos, também: enviou-nos uma cantora de verdade!

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  3. Adele é um espetáculo...sensível e romântica,com suas músicas e um vozerao maravilhoso!
    Muito mais sucesso para ela!
    Gostaria de ver o show dela,aqui no Rio de Janeiro.

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