terça-feira, 15 de novembro de 2011

Adele é a primeira europeia a ultrapassar o milhão no iTunes - Cultura - PUBLICO.PT

Adele é a primeira europeia a ultrapassar o milhão no iTunes - Cultura - PUBLICO.PT:

'via Blog this'


A cantora britânica Adele tornou-se na primeira artista europeia a superar a barreira do milhão de downloads no iTunes com o álbum “21”, deixando para trás nomes como Beatles ou Coldplay.

Em apenas 11 meses, o álbum, editado em Janeiro de 2011, do qual fazem parte os singles “Someone Like You” e “Rolling in the Deep”, que projectaram a carreira de Adele, de 23 anos, voltou a bater mais um recorde, depois de ter entrado para o Guiness como o álbum que ocupou consecutivamente durante mais tempo a primeira posição do top de vendas do Reino Unido, durante 11 semanas, e que esteve mais tempo nessa posição, num total de 18 semanas.

“Isto é uma excelente marca para a venda de álbuns digitais”, disse ao The Telegraph Mark Mulligan, analista de música, argumentando que estes números provam “o importante papel que o iTunes da Apple teve nas vendas digitais”. “Isto é uma notícia positiva para a indústria da música. Apesar da compra massificada de álbuns digitais ser uma coisa rara. A maior parte das pessoas hoje em dia gosta de consumir música através dos singles e há cada vez mais pessoas a ouvirem música em streaming e a verem vídeos no YouTube. Cada vez menos se fazem o download dos álbuns inteiros”, notou ainda o analista, realçando o feito histórico de Adele.

Este ano, Adele, que foi recentemente submetida a uma microcirurgia a laser às cordas vocais para resolver o problema que a levou a cancelar os espectáculos previstos até ao final deste ano, tinha já alcançado a marca dos Beatles e somado vários prémios.

Para Mark Mulligan o download dos álbuns está a tornar-se cada vez menos importante na relação entre artistas e fãs, dando-se privilégio hoje em dia ao número de vezes que um vídeo de um músico foi visto no YouTube e ao número de fãs que têm no Facebook.

21” é o segundo álbum de originais de Adele, lançado no iTunes a 27 de Janeiro, tendo alcançado o número um dos tops em 17 países.

5 comentários: