sábado, 2 de junho de 2012

Adele recruta: Someone Like You! (Alguém Como Você!) - Vital Souza Jr.

Adele recruta: Someone Like You! (Alguém Como Você!) - Vital Souza Jr.:

'via Blog this'


É inevitável não se render ao talento e às musicas da Adele, é só ligar o rádio, zapear pela tevê ou prestar atenção nas pessoas na rua e seus toques de celular, para onde quer que se olhe (e ouça), lá estão as músicas dela.


Mas o que fez a Adele se tornar este fenômeno mundial???


Adele foi a grande vencedora dos Grammys 2012



Filha única de mãe adolescente, Adele foi abandonada pelo pai antes de nascer, tudo conspirava para ela ser uma criança traumatizada, que sofreria bulling (palavra da moda) por ser gordinha, mas desde os quatro anos de idade mostrou uma imensa paixão pela música, esta paixão a transformou no que é hoje.

Aos 18 anos atraiu a atenção de uma gravadora com três músicas postadas no MySpace e se tornou um sucesso. Melancolia, vontade de morrer, frustrações, desejos, força de vontade, paixão, amor, voracidade e outros sentimentos que são típicos de uma paixão estão presentes em suas músicas.

Amor, paixão pelo que faz, resiliência, resistência a frustrações, obstinação são algumas das características que podemos atribuir às atitudes desta profissional vencedora.

A partir da experiência de um olhar externo de um consultor, professor, profissional da área de administração e gestão de pessoas, existem algumas lições sobre a Adele que podem ser encaixadas no cabedal de competências na formação profissionalizante.

Vou relatar aqui pelo menos cinco e vou deixar que os leitores façam as demais considerações após a leitura.

1. TIRE O "S" DA CRISE E CRIE SAÍDAS!

A Adele enfrentou momentos de crise, abandono, frustrações mas não desistiu de seus sonhos.

Um bom profissional, genericamente falando, é aquele que domina o instrumental, conhece suas atividades, possui empatia, é obstinado e consegue que a empresa tire o "S" dos momentos de CRISE e CRIE alternativas e SAÍDAS em busca da superação. Este profissional consegue:

Enxergar SOLUÇÃO mesmo na "escuridão";

Assegurar ATENÇÃO do cliente (interno e externo);

Provocar INTERESSE em seus produtos ou serviços;

Gerar DESEJO pela qualidade de sua execução;

Induzir à AÇÃO e

Levar o cliente à SATISFAÇÃO".

2. SONHAR GRANDE OU SONHAR PEQUENO DÁ O MESMO TRABALHO

A Adele perseguiu seus sonhos, desde os 04 anos já se destacava por seu talento musical, passou poucas e boas para conquistar seu espaço, SONHOU GRANDE, sonhou alto e chegou lá.

Um dos grandes trunfos de um profissional de sucesso é sua capacidade de resiliência – que é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas – choque, estresse etc – sem entrar em surto psicológico.

Esta capacidade de SONHAR GRANDE e se manter no curso de seus objetivos apesar das adversidades, de manter seu percurso (mesmo alterando a rota) apesar dos obstáculos faz com que o profissional torne-se um vencedor.

Cultive esta capacidade e se torne criativo, resistente às frustrações, hábil na procura de solução para os problemas e capaz de fazer de um limão uma fábrica de limonadas!

3.NÃO ME INVEJE, TRABALHE! VIVA SUA VIDA!
Adele em cena do Video da mùsica "Someone Like You"

O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, porém antes de tudo seja ético.

Sabotar o trabalho alheio ou invejá-lo não o levará para o sucesso. Trabalhe e viva a sua vida, deseje o bem para os outros, mesmo que te façam em algum momento sofrer.

Em sua música Someone Like You (alguém como você) Adele diz:

"Não se preocupe, eu vou encontrar alguém como você / Não desejo nada além do melhor para você, também..."

Em vez de ficar se lamentando das "injustiças da vida" Adele trabalhou para conquistar seu espaço. Em vez de perder tempo se lamentando ou sofrendo porque seu colega de trabalho se destaca em suas atribuições seja humilde, deseje o sucesso dele e que ele te ensine a superar suas dificuldades.

4. O AMOR E A PERDA.

Ame o que você faz e faça o que você ama ou perca seu tempo se frustrando pelas esquinas da vida!

Apesar da frase acima ser forte, é a mais absoluta verdade. O amor e a perda são cantados em quase todas as músicas da Adele, será que há relação com sua vida pessoal?? E isso a impediu de ser o sucesso que é?

Temos vários exemplos de profissionais de sucesso que tiveram que aprender esta lição, em todo seu percurso o amor ao que fazia e as perdas que enfrentava estavam andando lado a lado, vejam o caso de Steve Jobs – no mesmo caso da Adele ele foi abandonado (e entregue a adoção) quando criança, obteve sucessos e insucessos que moldaram seu caráter durante a vida, ele foi demitido da empresa que fundou e anos depois retornou a ela para transformá-la no ícone que é hoje. Não estou aqui dizendo que a Adele se inspirou no Jobs, apenas estou fazendo um paralelo para mostrar que a superação é maior quando se ama o que faz.

As vezes a frustração da perda é um remédio amargo que precisa se tomar para dar valor ao que realmente se ama fazer e agarrar isso com todas as forças rumo ao seu sucesso profissional.

5.O QUE FAÇO E O QUE APARENTO?

Em entrevista a Adele afirmou: "Minha vida é cheia de drama e eu não tenho tempo para me preocupar com algo tão fútil quanto meu visual. Eu não gosto de ir à academia, adoro comer refeições caprichadas e beber um bom vinho. Mesmo se eu estivesse em boa forma, não acho que ficaria exibindo meus peitos e minha bunda (...). Mas minha música não tem relação com isso. Não faço música para os olhos e sim para os ouvidos".

Não estou pregando o egocentrismo, o profissional não deve se isolar como se fosse uma ilha, porém deve dar o exemplo, ter um discurso alinhado com suas atitudes. Deve lembrar que a palavra convence (ou impõe), mas o exemplo arrasta. Não adianta ter um discurso e aparentar ara todos ser um profissional altamente gabaritado e na hora que for exigido não ter as competências necessárias para o desenvolvimento das atividades.

Lembre-se, conforme a Adele mencionou, a sua música foi feita para os ouvidos não para os olhos. A sua música (profissão) está sendo cantada para os olhos ou para os ouvidos de seu cliente?

Vital Souza Jr é consultor de empresas, professor, profissional especializado em administração e gestão de pessoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário